R.NADIER - Construtora e Incorporadora

Notícias

28ago

IPTU: projeto da prefeitura prevê desconto para imóveis sustentáveis

ddd-de-salvador

A prefeitura de Salvador pretende conceder desconto de 10% no IPTU dos imóveis que forem construídos ou adaptados com base às normas de sustentabilidade. Se enquadram as casas ou apartamentos que fazem o uso racional dos recursos, como aproveitamento da água da chuva e tratamento do que for utilizado na obra.

A decisão  foi anunciada pelo prefeito ACM Neto ontem, em reunião com a bancada governista no Palácio Thomé de Souza. A medida será incluída no projeto de lei que pretende modificar os critérios de progressão da alíquota do IPTU e atualizar o valor venal dos imóveis para a cobrança do imposto.

A expectativa da prefeitura é de enviar o projeto à Câmara ainda neste semestre, para que seja aprovado e comece a valer no ano que vem. “Visitando outras cidades pelo país, eu vi que esse desconto era uma realidade e estimulava as pessoas a serem mais racionais na construção e no uso dos recursos naturais”, ponderou o vereador Paulo Câmara (PSDB), que sugeriu o desconto à prefeitura através de uma indicação.

Nos critérios de avaliação da sustentabilidade, são levados em consideração o uso de projetos de engenharia que privilegiam a ventilação e luminosidade naturais, por exemplo, ao invés de ar-condicionado e iluminação artificial, além da reciclagem de produtos, reutilização de materiais e destinação correta de resíduos.

Segundo a ONG Green Building Council Brasil, inicialmente a despesa com a obra pode ser até 7% maior que o normal. Porém, a longo prazo, reduz-se de 8% a 9% o custo operacional; em 30% o consumo de energia; até 50% o consumo de água; e em 80% os resíduos sólidos.

Fonte: Ibahia

Outras Notícias
  • 17_1

    Boas decisões pontuam decoração em apartamento pequeno

  • coz

    Cozinha perfeita para receber convidados

  • 8

    Como organizar o seu guarda-roupa para a chegada do inverno

  • REF

    Dicas para começar a planejar uma reforma

  • fax

    Dicas para economizar água na hora da faxina

Rua Professor Cassilandro Barbuda, nº 12, Costa Azul, Salvador - Ba, CEP: 41.760-110. Tel.: 71 3272-3064 ou 71 99641-0462

Copyright todos os direitos reservados