Economizar água sempre foi essencial, mas atualmente, com a crise hídrica, é ainda mais importante se atentar para não gastar água demais. De acordo com a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de 3,3 m³/pessoa/mês, cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene. Porém, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia.
Na hora da faxina, por exemplo, é possível deixar a casa tinindo utilizando uma quantidade de água bem menor do que geralmente se gasta. Paula Roberta da Silva, consultora de marca da franquia de limpeza Dona Resolve, deu ótimas dicas para quem deseja economizar.
Economizando água no período de racionamento
De acordo com a consultora, a água da chuva é uma das alternativas para utilizar na hora da faxina. “Podemos utilizar a água da chuva, a água da máquina de lavar e até mesmo a água utilizada no cozimento de legumes para a limpeza da nossa casa”, explica. Ou seja: cada gota preservada já ajuda – e muito – na hora da faxina. Se você preferir, ainda existem empresas que fazem limpeza a seco com métodos, produtos e equipamentos específicos para sua casa.
Dicas simples para economizar água
Alguns métodos simples podem ajudar bastante na economia de água. “Atitudes básicas como fechar a torneira na hora do banho, no momento de escovar os dentes e também na lavagem das louças já ajudam muito na economia de água. Basta se conscientizar que a faxina pode ser feita normalmente”, conta Paula.
A água previamente utilizada, como a água da máquina de lavar ou da chuva, pode ser utilizada também para limpar ambientes externos, como a casinha do cachorro e o carro.
“Como hoje em dia a limpeza a seco – ou a vapor – de carros está em alta, a sugestão é que nesse período a pessoa opte por esse método de limpeza”, aconselha a especialista. Para molhar plantas, também é uma boa pedida utilizar a água da chuva.
É hora de se conscientizar e evitar o uso desnecessário de água, como lavar calçadas, por exemplo. Veja outras atitudes que podem ser tomadas para o racionamento:
Fonte: Casa Linda